Trabalhos Científicos

O prazo para submissão encerra-se em:
 

dias


horas


minutos


SEGUNDOS

 



Cronograma

Informações do cronograma:

 

1. 01/10/2024: Início dos envios dos resumos.

2. 10/02/2025: Data limite para envio dos resumos.

3. 10/03/2025: Divulgação dos trabalhos aprovados.

4. 19/03/2025: Data limite para inscrição no CBGG 2025 do responsável/apresentador do trabalho aprovado.

 

Premiação:

 

Serão premiados os vencedores dos 3 primeiros colocados de cada categoria dos temas livres de Geriatria e Gerontologia.

  • R$ 10.000,00 para o 1º colocado de Geriatria.
  • R$ 10.000,00 para o 1º colocado de Gerontologia.
  • R$ 5.000,00 para o 2º colocado de Geriatria.
  • R$ 5.000,00 para o 2º colocado de Gerontologia.
  • R$ 2.500,00 para o 3º colocado de Geriatria.
  • R$ 2.500,00 para o 3º colocado de Gerontologia.

O autor principal de cada trabalho premiado também ganhará isenção da inscrição no CBGG 2027*. (*Somente o valor da inscrição do congresso, não contemplando transporte e hospedagem)

 



Normas Gerais para Submissão de Temas Livres (Resumos)

São convidados a inscrever trabalhos todos os profissionais ou grupos atuantes em trabalhos acadêmicos e de natureza assistencial que envolvam aspectos de relevância para o envelhecimento. Para submeter um resumo, proceda conforme descrito abaixo:

  1. Primeiramente, faça seu registro pessoal pela opção INSCRIÇÃO da página oficial do Congresso (www.cbgg2025.com.br). Você necessitará do login e da senha cadastrados para iniciar a submissão do(s) seu(s) Resumo(s). Ainda não há necessidade de se pagar a taxa de inscrição neste momento. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. É necessário que ao menos um dos autores esteja inscrito no CBGG.

  2. O envio do resumo se dá exclusivamente via site do congresso. Com login e senha cadastrados durante o registro pessoal do autor correspondente, acesse a área restrita para submeter o trabalho. Clique na opção MEUS TRABALHOS do site. 

  3. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de Resumos. Preencha todos os campos do formulário online. Selecione a categoria (Geriatria ou Gerontologia) para cada trabalho a ser submetido, sem submeter o mesmo estudo a mais de uma categoria sob pena de desclassificação. A critério da Comissão de Seleção, trabalhos poderão ser reclassificados de categoria.

  4. Assinale a modalidade preferencial de apresentação do trabalho sugerida pelos autores, a saber: Apresentação Oral ou Pôster Eletrônico. Esta sugestão pelos autores não assegura seleção do trabalho para apresentação oral, cujo processo de eleição encontra-se a cargo da Comissão de Temas Livres.

  5. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor responsável pela submissão, através do e-mail cadastrado no momento da submissão do Resumo.

  6. Uma vez preenchido o formulário eletrônico, revise-o com atenção antes de submeter o resumo. Eventuais alterações são permitidas até a data final prevista para envio dos resumos.

  7. Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (autor-correspondente), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, acesse sua área restrita e efetue as alterações pertinentes (alterações permitidas até o prazo final de envio dos resumos).

  8. O prazo para submissão dos resumos será até as 23h59 min do dia 10/02/2025. O resultado da avaliação de cada resumo será divulgado exclusivamente na área restrita ao autor-correspondente, no dia 10/03/2025. Ao menos um autor (principal ou coautor) deve estar inscrito no Congresso. Após a aprovação do trabalho, o responsável pelo envio ou outro coautor precisa efetuar o pagamento de sua inscrição até  19/03/2025

9) Serão admitidos 03 (três) trabalhos por autor. Cada resumo poderá apresentar, no máximo, 06 (seis) autores. 

10) Serão aceitos trabalhos originais que apresentem com clareza a metodologia utilizada no mesmo. No tocante a pesquisas de natureza bibliográfica, não serão aceitas revisões livres de literatura, projetos de pesquisa ou outros trabalhos que não preencham requisitos de revisão sistemática ou meta-análise. 

      Os relatos de caso, serão aceitos e devem conter :Introdução, Descrição do caso e Comentário

11) Todos os materiais produzidos sobre os resumos (p.ex., anais e certificados) reproduzirão fielmente as informações submetidas pelo autor correspondente. Não serão possíveis, portanto, alterações de grafia do título, do resumo ou dos autores após a data limite para envio dos trabalhos. 

12) A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.



Instruções para Preparação de Resumos

• O texto do resumo deve conter no máximo 2500 caracteres com espaços.

• O título deverá conter no máximo, 200 caracteres.

 

• O texto do resumo deverá ser digitado em corpo único, no formato estruturado: 

1) Introdução e Objetivo, 

2) Métodos, 

3) Resultados e Discussão, 

4) Conclusão.

• A instituição ou instituições nas quais o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, não devem ser mencionadas no corpo do texto de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação, sob pena de o trabalho ser desclassificado.

• Referências bibliográficas não devem ser incluídas no Resumo.

• Insira três palavras-chave que devem, preferencialmente, seguir a terminologia padronizada para indexação – Descritores em Ciências da Saúde - DeCS.

• Se o trabalho tiver financiamento, favor citá-lo no campo Agência de Fomento e, caso possua, conflitos de interesse, citá-lo no campo Conflitos de Interesse.

• Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas, restringindo seu uso para casos de premente necessidade por economia de caracteres e apenas para expressões completas que aparecem repetidamente no texto, quando deverá constar por extenso por ocasião de seu primeiro uso.

• Métodos e resultados devem ser expostos da forma mais clara possível, enquanto as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Expressões ou ideias como "os resultados serão apresentados e discutidos posteriormente..." não serão admitidas.

• Ao submeter os trabalhos, os autores declaram tacitamente o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• O Congresso não se responsabilizará pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos, sejam eles aprovados como Pôster Eletrônico ou Apresentação Oral.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

• Os trabalhos classificados na categoria Pôster Eletrônico, classificados do 6º ao 25º lugar da área de Geriatria e Gerontologia, apresentarão seus trabalhos para uma Comissão de avaliação em dias e horário definidos na programação do CBGG 2025.

 



Instruções para autores de trabalhos aprovados - Apresentação Oral

• Os trabalhos selecionados para Apresentação Oral deverão ser expostos, impreterivelmente, em 12 (doze) minutos seguidos de 3 (três) minutos de arguição, em dia e horário estipulados no Programa Científico definitivo do Congresso. A apresentação deverá ser elaborada utilizando-se plataforma compatível com PowerPoint®. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e demais autores.

• Sugere-se uma estrutura de apresentação que contenha Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão e Conclusão, com a exposição dos principais dados em figuras, tabelas e/ou gráficos sendo desejável.

• Os trabalhos aprovados para Apresentação Oral concorrerão ao Prêmio de melhor Tema Livre do Congresso em sua respectiva categoria: Geriatria ou Gerontologia.

• Os temas livres apresentados na forma oral serão convidados para serem publicados na revista Geriatrics, Gerontology and Aging (seção de Artigos Especiais), em seu todo ou em parte, devendo o manuscrito submeter-se à política editorial da revista e preencher critérios científicos de qualidade compatíveis.

• Trabalhos sugeridos pelos autores, mas não selecionados para apresentação oral, serão revertidos para pôster eletrônico, e os autores serão informados desta decisão.

 



Instruções para autores de trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico

• O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [CLIQUE AQUI] PARA SER REDIRECIONADO OU COPIE E COLE O LINK A SEGUIR NO SEU NAVEGADOR: [em breve]

• Após o envio do e-poster, o autor-correspondente poderá alterar o pôster enviado até a data limite para submissão de pôsteres, prazo que se estenderá até 24/03/2025 – exclusivamente pelo link indicado para esse envio.

• As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima.

• O título do e-poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

• Após produzir o pôster, escolha Salvar Como e, na opção “Tipo”, opte pelo formato PDF. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos, assim como as principais referências do trabalho. 

• Não é exigido um layout padrão para envio do arquivo de e-pôster, e o tamanho final do arquivo PDF não poderá ultrapassar 2MB.

• Caso tenha mais de um trabalho aprovado, cada poster eletrônico deve ser relacionado ao respectivo Resumo submetido, por meio do link de envio específico. 

• A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

• Os trabalhos aprovados para esta modalidade ficarão em exposição durante todo o período do congresso e poderão ser acessados em qualquer um dos totens disponíveis. Os congressistas podem encontrar os trabalhos por código (ID), título e/ou assunto.

ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica no menu [MEUS TRABALHOS] do autor responsável pela submissão.

• A emissão do certificado de apresentação do trabalho é condicionada ao envio do slide do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável. Verifique mais informações na seção Certificados abaixo.



Premiação

Os trabalhos de Apresentação Oral premiados como primeiro, segundo e terceiro lugar nos Temas livre do Congresso CBGG2025 receberão em sua respectiva categoria: Geriatria ou Gerontologia:

Primeiro lugar R$ 10.000,00 + inscrição para o primeiro autor para CBGG 2027

Segundo lugar R$ 5.000,00 + inscrição para o primeiro autor para CBGG 2027

Terceiro lugar R$ 2.500,00 + inscrição para o primeiro autor para CBGG 2027

Passagens e hospedagens não serão incluídas nas premiações.

 



Certificados

Cada certificado individual de participação no evento assim como cada certificado de apresentação de trabalho aprovado será disponibilizado pelo site do evento, em data a definir pela Comissão Organizadora. Será emitido um (01) certificado por trabalho apresentado, a ser disponibilizado pela área do autor responsável. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • A ordem dos autores no certificado obedecerá a ordem cadastrada de autores no momento da submissão do resumo. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para justificar a emissão da certificação de apresentação do trabalho.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso. Importante salientar que cada autor poderá ter em sua inscrição até 03 submissões, independente do status final de avaliação.
  • Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Help Desk” do site do congresso.

 



Concurso de redação

Clique aqui para ser redirecionado para página de cadastro e envio da redação.

 

Regulamento

DA PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do concurso alunos devidamente matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio, de escolas públicas ou privadas. Os pais ou responsáveis deverão assinar termo de concordância. Filhos ou enteados de representantes das diretorias Seções Estaduais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, SBGG poderão escrever a redação, mas não poderão concorrer ao prêmio.

DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o concurso “Em busca do protagonismo da pessoa idosa” são gratuitas e estarão abertas de 15 de julho a 31 de outubro de 2024. Os interessados devem inscrever-se no site do CBGG (www.cbgg2025.com.br). Ao fazer a inscrição, escolha a categoria “Concurso de Redação”. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por especialistas em Gerontologia de todas as regiões do país. Os alunos, cujas redações estarão entre as dez finalistas, passarão por uma entrevista online com os avaliadores.

Cada trabalho deve ter apenas um autor. Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente a SBGG a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio e internet ou outros que julgar conveniente, o conteúdo, respeitando-se a propriedade intelectual do autor da redação.

DA REDAÇÃO

Cada participante poderá escrever uma redação que deverá ser inédita e original, em língua portuguesa. Qualquer situação de plágio, incluindo cópias de trechos completos ou parciais, sem citação da fonte, ou textos oriundos de Inteligência artificial desclassificarão o trabalho.

O texto deverá conter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. O texto deve ser enviado exclusivamente através do site do congresso em formulário de inscrição próprio.

A redação deverá inserir-se no Gênero Dissertativo e não poderá:

  • Causar danos materiais ou danos morais a terceiros;
  • Conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes;
  • Constituir ofensa à liberdade e à crença;
  • Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional ou regional;
  • Fazer propaganda eleitoral;
  • Ter sido produzido por terceiros.

DA PREMIAÇÃO

O vencedor do concurso de melhor redação ganhará uma viagem à Belo Horizonte, no período de realização do XXIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia que se realizado de 03 a 05 de abril de 2025, com direito a um acompanhante, incluindo hospedagem (uma diária). O aluno será convidado para a solenidade de abertura do Congresso no dia 03 de abril de 2025 para ler a redação vencedora e receber o prêmio - Um notebook. A escola onde o aluno estuda receberá uma placa da SBGG com uma menção honrosa.

A premiação é individual e intransferível. O acompanhante deve ser maior e responsável civilmente pelo jovem, podendo ser o pai/mãe ou responsável legal, ou o professor-orientador da redação, devidamente designado pela direção da escola e com a autorização por escrito dos pais.

As 10 melhores redações comporão um documento a ser editado pela SBGG que será abrigado no site da SBGG.

DO RESULTADO

O resultado do concurso será divulgado em duas etapas no site do XXIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e nos meios de comunicação da entidade:

Resultado Parcial (redações pré-selecionadas): Em BREVE
Resultado FINAL (redação vencedora): EM BREVE.

DA COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será composta por Especialistas em Gerontologia, titulados pela SBGG, responsáveis pela pré-seleção das redações. Uma Comissão Julgadora nacional, com profissionais indicados pela SBGG, selecionará dentre os pré-selecionados a melhor redação.

Serão avaliados os seguintes critérios: Estética ortográfica, conhecimento sobre o tema, organização do conteúdo, criatividade e originalidade.

DISPOSIÇÕES GERAIS

A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

INSTRUÇÕES DE INSCRIÇÃO

a) Baixe o termo de autorização para que seja assinado pelo responsável. O termo deverá ser impresso, assinado e escaneado para posteriormente ser anexado junto com a redação.

b) Clique aqui para se inscrever.

c) Você será direcionado para a página de inscrições: IMPORTANTE: Você não precisa pagar nada para se inscrever no concurso. Esse cadastro é apenas para essa atividade e não está vinculada à participação no congresso.

d) Acesse o formulário e preencha os dados solicitados. Após finalizar essa etapa, você receberá um e-mail confirmando sua inscrição. Lembre-se de verificar sua caixa de spam para receber mais comunicações sobre o concurso.

e) Depois siga os passos indicados no site para fazer o envio da redação e do termo de autorização preenchido.

Em caso de dúvidas envie um e-mail para nacional@sbgg.org.br.


Realização

Organização


agência de turismo





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