Trabalhos Científicos
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SEGUNDOS
- Cronograma
- Normas Gerais para Submissão de Temas Livres (Resumos)
- Instruções para Preparação de Resumos
- Instruções para autores de trabalhos aprovados - Apresentação Oral
- Instruções para autores de trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico
- Premiação
- Certificados
Cronograma
Informações do cronograma:
1. 01/10/2024: Início dos envios dos resumos.
2. 10/02/2025: Data limite para envio dos resumos.
3. 10/03/2025: Divulgação dos trabalhos aprovados.
4. 19/03/2025: Data limite para inscrição no CBGG 2025 do responsável/apresentador do trabalho aprovado.
Premiação:
Serão premiados os vencedores dos 3 primeiros colocados de cada categoria dos temas livres de Geriatria e Gerontologia.
- R$ 10.000,00 para o 1º colocado de Geriatria.
- R$ 10.000,00 para o 1º colocado de Gerontologia.
- R$ 5.000,00 para o 2º colocado de Geriatria.
- R$ 5.000,00 para o 2º colocado de Gerontologia.
- R$ 2.500,00 para o 3º colocado de Geriatria.
- R$ 2.500,00 para o 3º colocado de Gerontologia.
O autor principal de cada trabalho premiado também ganhará isenção da inscrição no CBGG 2027*. (*Somente o valor da inscrição do congresso, não contemplando transporte e hospedagem)
Normas Gerais para Submissão de Temas Livres (Resumos)
São convidados a inscrever trabalhos todos os profissionais ou grupos atuantes em trabalhos acadêmicos e de natureza assistencial que envolvam aspectos de relevância para o envelhecimento. Para submeter um resumo, proceda conforme descrito abaixo:
- Primeiramente, faça seu registro pessoal pela opção INSCRIÇÃO da página oficial do Congresso (www.cbgg2025.com.br). Você necessitará do login e da senha cadastrados para iniciar a submissão do(s) seu(s) Resumo(s). Ainda não há necessidade de se pagar a taxa de inscrição neste momento. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. É necessário que ao menos um dos autores esteja inscrito no CBGG.
- O envio do resumo se dá exclusivamente via site do congresso. Com login e senha cadastrados durante o registro pessoal do autor-correspondente, acesse a área restrita para submeter o trabalho. Clique na opção TRABALHOS do site.
- Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de Resumos. Preencha todos os campos do formulário online. Selecione a categoria (Geriatria ou Gerontologia) para cada trabalho a ser submetido, sem submeter o mesmo estudo a mais de uma categoria sob pena de desclassificação. A critério da Comissão de Seleção, trabalhos poderão ser reclassificados de categoria.
- Assinale a modalidade preferencial de apresentação do trabalho sugerida pelos autores, a saber: Apresentação Oral ou Pôster Eletrônico. Esta sugestão pelos autores não assegura seleção do trabalho para apresentação oral, cujo processo de eleição encontra-se a cargo da Comissão de Temas Livres.
- Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor-correspondente, pelo e-mail cadastrado no momento da submissão do Resumo.
- Uma vez preenchido o formulário eletrônico, revise-o com atenção antes de submeter o resumo. Eventuais alterações são permitidas até a data final prevista para envio dos resumos.
- Após a submissão do resumo, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (autor-correspondente), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, acesse sua área restrita e efetue as alterações pertinentes (alterações permitidas até o prazo final de envio dos resumos).
- O prazo para submissão dos resumos será até as 23h59min do dia 10/02/2025. O resultado da avaliação de cada resumo será divulgado exclusivamente na área restrita ao autor-correspondente, no dia 10/03/2025, a partir das 16h00min. Ao menos um autor (principal ou coautor) deve estar inscrito no Congresso. Após a aprovação do trabalho, o responsável pelo envio ou outro coautor precisa efetuar o pagamento de sua inscrição até 12/03/2025.
- Serão admitidos 03 (três) trabalhos por inscrição responsável. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores. Cada resumo poderá apresentar, no máximo, 06 (seis) autores.
- Serão aceitos trabalhos originais que apresentem com clareza a metodologia utilizada no mesmo. No tocante a pesquisas de natureza bibliográfica, não serão aceitas revisões livres de literatura, projetos de pesquisa ou outros trabalhos que não preencham requisitos de revisão sistemática ou meta-análise.
Os relatos de caso, serão aceitos e devem conter: Introdução, Descrição do caso e Comentário
- Todos os materiais produzidos sobre os resumos (p.ex., anais e certificados) reproduzirão fielmente as informações submetidas pelo autor-correspondente. Não serão possíveis, portanto, alterações de grafia do título, do resumo ou dos autores após a data limite para envio dos trabalhos.
- A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
Instruções para Preparação de Resumos
- O texto do resumo deve conter no máximo 2500 caracteres com espaços e deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa.
- O título deverá conter no máximo, 200 caracteres.
• O texto do resumo deverá ser digitado em corpo único, no formato estruturado: 1) Introdução e Objetivo, 2) Métodos, 3) Resultados e Discussão, 4) Conclusão.
• A instituição ou instituições nas quais o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, não devem ser mencionadas no corpo do texto de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação, sob pena de o trabalho ser desclassificado.
• Referências bibliográficas não devem ser incluídas no Resumo.
• Insira três palavras-chave que devem, preferencialmente, seguir a terminologia padronizada para indexação – Descritores em Ciências da Saúde - DeCS.
• Se o trabalho tiver financiamento, favor citá-lo no campo Agência de Fomento e, caso possua, conflitos de interesse, citá-lo no campo Conflitos de Interesse.
• Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas, restringindo seu uso para casos de premente necessidade por economia de caracteres e apenas para expressões completas que aparecem repetidamente no texto, quando deverá constar por extenso por ocasião de seu primeiro uso.
• Métodos e resultados devem ser expostos da forma mais clara possível, enquanto as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Expressões ou ideias como "os resultados serão apresentados e discutidos posteriormente..." não serão admitidas.
• Ao submeter os trabalhos, os autores declaram tacitamente o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
• Os anais do Congresso serão publicados num suplemento da revista científica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Geriatrics, Gerontology and Aging.
• O Congresso não se responsabilizará pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos, sejam eles aprovados como Pôster Eletrônico ou Apresentação Oral.
• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
Os trabalhos na categoria Pôster Eletrônico classificados do 6º ao 25º lugar da área de Geriatria e Gerontologia apresentarão seus trabalhos para uma Comissão de avaliação em dias e horário definidos na programação do CBGG2025. A apresentação poderá ser realizada nas seguintes línguas: português, espanhol ou inglês.
Instruções para autores de trabalhos aprovados - Apresentação Oral
• Os trabalhos classificados do 1º ao 5º lugar da área de Geriatria e Gerontologia serão selecionados para a modalidade Apresentação Oral e deverão ser expostos, impreterivelmente, em 12 (doze) minutos seguidos de 3 (três) minutos de arguição, em dia e horário estipulados no Programa Científico definitivo do Congresso. A apresentação poderá ser realizada nas seguintes línguas: português, espanhol ou inglês. A apresentação deverá ser elaborada utilizando-se plataforma compatível com PowerPoint®. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e demais autores.
• [Clique aqui] para fazer o download do template padrão. [em breve]
• Sugere-se uma estrutura de apresentação que contenha Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão e Conclusão, com a exposição dos principais dados em figuras, tabelas e/ou gráficos sendo desejável.
• Os trabalhos aprovados para Apresentação Oral concorrerão ao Prêmio de melhor tema-livre do Congresso em sua respectiva categoria: Geriatria ou Gerontologia.
• Trabalhos sugeridos pelos autores mas não selecionados para apresentação oral serão revertidos para pôster eletrônico, e os autores serão informados desta decisão.
Instruções para autores de trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico
• O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [CLIQUE AQUI] PARA SER REDIRECIONADO OU COPIE E COLE O LINK A SEGUIR NO SEU NAVEGADOR: [em breve]
• Após o envio do e-poster, o autor-correspondente poderá alterar o pôster enviado até a data limite para submissão de pôsteres, prazo que se estenderá até 24/03/2025 – exclusivamente pelo link indicado para esse envio.
• As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima.
• O título do e-poster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
• Após produzir o pôster, escolha Salvar Como e, na opção “Tipo”, opte pelo formato PDF. Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos, assim como as principais referências do trabalho.
• Não é exigido um layout padrão para envio do arquivo de e-pôster, e o tamanho final do arquivo PDF não poderá ultrapassar 2MB.
• Caso tenha mais de um trabalho aprovado, cada poster eletrônico deve ser relacionado ao respectivo Resumo submetido, por meio do link de envio específico.
• A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
• Os trabalhos aprovados para esta modalidade ficarão em exposição durante todo o período do congresso e poderão ser acessados em qualquer um dos totens disponíveis. Os congressistas podem encontrar os trabalhos por código (ID), título e/ou assunto.
ATENÇÃO: O código (ID) do trabalho fica no menu [MEUS TRABALHOS] do autor responsável pela submissão.
• A emissão do certificado de apresentação do trabalho é condicionada ao envio do slide do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável. Verifique mais informações na seção Certificados abaixo.
Premiação
Os trabalhos de Apresentação Oral premiados como primeiro, segundo e terceiro lugar nos Temas livre do Congresso CBGG2025 receberão em sua respectiva categoria: Geriatria ou Gerontologia:
Primeiro lugar R$ 10.000,00 + inscrição para o primeiro autor para CBGG 2027
Segundo lugar R$ 5.000,00 + inscrição para o primeiro autor para CBGG 2027
Terceiro lugar R$ 2.500,00 + inscrição para o primeiro autor para CBGG 2027
Certificados
Cada certificado individual de participação no evento assim como cada certificado de apresentação de trabalho aprovado será disponibilizado pelo site do evento, em data a definir pela Comissão Organizadora. Será emitido um (01) certificado por trabalho apresentado, a ser disponibilizado pela área do autor responsável. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
- A ordem dos autores no certificado obedecerá a ordem cadastrada de autores no momento da submissão do resumo. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para justificar a emissão da certificação de apresentação do trabalho.
- Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado de trabalho aprovado posteriormente.
- Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que compareceu ao evento pode solicitar a transferência do certificado através do “Help Desk” do site do congresso. Importante salientar que cada autor poderá ter em sua inscrição até 03 submissões, independente do status final de avaliação.
- Será emitido um certificado de apresentação do trabalho, contendo o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador. Caso o apresentador do trabalho seja diferente do informado no ato da submissão, a alteração deverá ser solicitada através do “Help Desk” do site do congresso.